E as surpresas continuam!
Ontem foi aniversário do meu namorado. Fizemos um happy hour ao qual minha companheira de apartamento deveria comparecer. As horas foram passando e nada dela chegar ou atender ao telefone. Quando finalmente consegui contato ela estava acordando de uma enxaqueca terrível que não tinha deixado ela sair de casa. Meia hora depois de falar comigo ela diz que ouve um estalo na cozinha e quando vai ver o fogão está em chamas.
O que aconteceu foi que eu troquei o fio do fogão que liga o acendimento elétrico à tomada. Mandei fazer o tal fiozinho numa biboca que só faz coisas para fogão. A amperagem devia estar errada e o fio não suportou, deu curto e pegou fogo sozinho!
Nossa sorte foi o disjuntor ter desarmado e ela estar em casa, por conta da tal dor de cabeça, para apagar o fogo logo no início. Até porque, o acidente furou a mangueira do gás e todo o apartamento poderia ter ido pelos ares!!!
Meu conselho: instalações eléticas são coisas perigosíssimas. Nunca faça (como eu) consertos e reparos dessa natureza sem pessoal especializado. Fogo perto de eletricidade nunca deve ser apagado com água, use um extintor ou um pano grosso para abafar. Sempre feche a válvula de gás ao menor sinal de problema. Saiba o que é um disjuntor, como ele funciona e onde está o quadro de força da sua casa, você pode precisar desligar tudo numa emergência e não saber como.
Tivemos muita sorte ontem, o saldo poderia ter sido um incêndio de imensas proporções ao invés de uma mangueira furada, um fogão que vai ter que ser acendido no fósforo e uma torradeira queimada (sim, o curto queimou minha torradeira). Todo cuidado é pouco!
Viva o anjo da gurda!!!
ResponderExcluir