terça-feira, 3 de novembro de 2015

A gladiadora e os equívocos da moda

Vamos combinar, já tem gente suficiente tirando o maior sarro das sandálias gladiadoras para ficar claro que elas não são tão legais assim. É só dar uma boa olhada num modelinho:

Assim desse tamanho dá até medinho, não dá?
A questão é que quase todo o segredo de se ficar bem em uma roupa, um look ou até um tipo de sapato está no equilíbrio de proporções com o melhor resultado possível. Explico... A melhor maneira de parecer bem vestida, mais magra (quem não quer?), elegante e confiante é usar as peças para compensar suas proporções naturais. Muito peito e pouco quadril? Mais volume na parte de baixo do corpo. Pouca altura? Calça reta e sapato de bico fino (que alongam as pernas) costumam ajudar. E assim vai. Se você cria "recortes" artificiais no seu corpo, você diminui medidas, não importa onde.

Um exemplo bem clássico é a calça capri que por criar um recorte muito antes do fim da perna "achata" a pessoa. Ótimo para mulheres altas, um pouco complicado para quem quer parecer ter uns centímetros a mais. Outro bom exemplo é a danada da skinny (cuja tradução literal é magérrima, ou seja, criada para gente com poucas curvas). Eu sei, você usou, todo mundo usou (e ainda usa), mas ela não é legal para quase nenhum tipo de corpo. Quando o desenho da calça afunila no final, faz toda a parte superior do corpo parecer muito maior do que realmente é. E aí tem gente de porte normal andando por aí com jeito de gordinha faz teeeeeeempo.

O que me traz de volta ao calçado do título. Olhe novamente para a imagem e me diga se você consegue descobrir alguma utilidade estética no sentido de equilibrar as proporções do corpo (qualquer corpo) nessa sandália. Não encontrou nenhuma? É porque não há nenhuma. A moda às vezes dita movimentos que devemos simplesmente optar por ignorar. A gladiadora que sobe pela perna recorta a silhueta em várias seções antes de chegar ao joelho. Qualquer um, cristão ou filisteu, perde vários centímetros de proporção nesse negócio, sem contar que ela não combina com quase nenhum estilo. Com um vestido romântico vai parecer fantasia, com shorts ou bermuda e blusa, vai parecer uma guerreira equivocada, com saia curta vira o modelito de domingo do Asterix. Ou seja, melhor deixar para lá.

De salto, a sandália fica pior ainda! Vai andar por aí disfarçada de dominatrix de época? XD


Nenhum comentário:

Postar um comentário