segunda-feira, 14 de março de 2016

Nem um lado nem o outro. Por um povo brasileiro que se faça merecer!

É, faz um tempão mesmo que não escrevo nada... Mas teve manifestação ontem (não, eu não fui) e as imagens e repercussões todas deixam a gente com uma baita "ressaca". E jornalista com ressaca de informação só se cura se expressando... Eu sei, mas segura as pontas aí que prometo não falar besteiras demais (espero).



Desde que amigos de infância começaram a se odiar por conta da política do país que eu estou no mais absoluto embasbacamento. Continuo sem saber quem está ganhando o quê por com essa transformação da política em paixão (ou ódio) nacional. E sempre que alguma coisa tem essa amplitude, acredite-me, alguém está levando algum.

Não consegui ainda acreditar completamente que aliada à corrupção, que a gente sabe sempre foi o mote da política brasileira, exista um nível tão grande de incompetência e amadorismo de um partido que passou mais de duas décadas se preparando para governar. É isso mesmo? Eles assumiram, criaram todas as políticas paternalistas possíveis só para garantir grandes números de eleitores ano após ano e tá tudo certo? Sem nenhum contraponto? Até eu que sou uma alienada política e sou "de humanas" sei que essa matemática não dá certo, que essa conta não fecha.

Parece até coisa de filme, e é por isso que ainda coço minha cabecinha loura quase todo dia.

O PT quer que eu acredite que eles foram o melhor governo até hoje, que mudaram a vida da maioria dos pobres e miseráveis do país e que a direita elitista e escravocrata não está feliz de ter perdido poderes ou de ter que se aproximar do pobre, então tenta dar um golpe.

Os defensores da direita, por sua vez, querem que eu acredite que o PT promoveu uma corrupção inédita no país e por isso devem ser afastados, presos e depostos.

E eu aqui no meio pensando em extremos. A corrupção existe desde os tempos de D. Pedro, então não me venham com xurumelas. Dilma e seus companheiros, porém, estão há meses ignorando levantes populares, tentando rebaixá-los a instrumentos do golpe. A cada manifestação maior que a anterior a resposta é "é bonito, é democrático, e é isso". A falta de qualquer reação que busque atender essas demandas também me deixa perplexa. Como é que um governo que se diz popular pode ignorar tanta gente?

Sem contar que ninguém parece preocupado em atenuar essa crise que está acabando com o país a olhos vistos, independente de pobres felizes e ricos revoltados. Essa não deve ser a pauta principal então, certo?

Não sou nenhuma idiota, sei que as tais elites desonestas, preconceituosas, feitoras da sociedade existem. Mas elas não são a maioria há muito tempo. Eu vejo as pessoas nas ruas e torço para que tamanha movimentação alcance algum resultado bom para o povo. Nem vitória da direita, nem da esquerda. Do povo todo, que deveria se sentir cada vez mais um só e querer cada vez mais o que é bom para todos. Sem cair nos discursos de ódio que estão fazendo com que um povo conhecido como caloroso e acolhedor esteja se estapeando nas ruas e fora delas. Enquanto os partidos só recolhem os louros dessa guerra. Cuidado...

Uma utopia de otimismo se me permitem o exagero. A meu ver as soluções incluiriam reformas reais nesses sistema que rouba de todo mundo debaixo de nossos narizes há tempo demais. Punições de verdade para qualquer tipo de bandido e ladrão. Seja ele trombadinha ou presidente. Civilidade na cabeça das pessoas, ao invés dessa atitude canibal, na qual todo mundo que receber, mas nem todo mundo está disposto a contribuir.

E voltando aos amigos de infância, aqueles que não se falam mais, esses também precisam com muita força avaliar seu papel de cidadãos antes de enfiar um dedo na cara do outro. O "jeitinho brasileiro" é quase patrimônio nacional e foi ele que nos trouxe até aqui. Seja petista ou psdebista, ou qualquer coisa entre um e outro, pense bem antes de pegar seu celular no trânsito. Antes de receber um troco a mais e embolsar porque "aqui é tudo caro demais mesmo". Antes de sonegar ou contratar sem carteira assinada. Antes de usar uma vaga que não é para você, nem que seja "rapidinho".

Enquanto isso eu, e mais um monte de brasileiros que não querem golpe, não querem PT, nem PSDB, nem P nenhum, que genuinamente não acreditam mais em ninguém e por isso não vão à passeata nem ao comício e nem conseguem mais assistir aos noticiários, estamos fazendo a única coisa que conseguimos por um país melhor: estamos trabalhando como loucos, dentro das leis e regras, por mais absurdas que sejam, pagando impostos demais e vendo retorno de menos, e esperando que as coisas melhorem.

Nem um lado nem o outro. Por um povo brasileiro que se faça merecer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário