quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Gatinho feliz!

Já passei um tempão (muito mais do que eu devia, com certeza) lendo tudo que é site e blog sobre cuidados com os gatos, além de alguns livros, e pude filtrar algumas dicas que acho bem legais, incluindo minhas "soluções" para versões mais em conta de algumas coisas...

Uma das coisas que me surpreendeu foi ler que gatos não gostam de água perto da comida. Normalmente é o primeiro lugar que a gente coloca, mas o texto dizia que os gatos encaram a comida como caça morta e isso perto da água contamina ela. Inteligentes, não? Não vou lembrar a fonte da informação, só sei que funciona e como não faz mal nem nos custa nada, porque não?
Em casa a água da minha gata sempre ficou longe da comida, mas acidentalmente. Todo mundo que tem gato sabe que eles adoram água corrente e para não ficar gastando com torneira aberta, uma das primeiras coisas que eu comprei foi uma daquelas fontes artesanais de barro com motorzinho. E coloquei na sacada para a água ficar mais fresca e não fazer molhaceira dentro. E a Ellie toma um montão de água naquilo, o que é ótimo porque eles tendem a não fazer isso e ficar com problemas renais.
Só que uma vez esfriou muito e nós fechamos a sacada. Aí eu coloquei um potinho provisório perto da comida e ela quase não bebeu! Depois que eu fui descobrir porque...
Aliás, sobre as fontes, ela sempre teve uma de barro. Quando eu quis colocar mais uma, dentro de casa, pensei em comprar uma dessas "profissionais" que a gente vê em pet shop cara, dessas que tem filtro e tudo.
Aí me deparei com um depoimento de um dono de gatos dizendo que os dele tinham desenvolvido alergia ao plástico e tinha machucado a boquinha deles. Desisti da ideia da fonte industrializada na hora, minha gata nunca teve nada... E resolvi "inventar". O resultado foi esse:




Um vaso alto, um motorzinho (compra em loja de aquário), um pedacinho de tubo plástico transparente (compra em loja de material de elétrica), só para as conchinhas não cobrirem a saída do ar e pronto! Não tem como "sumir" com o fio, mas a Ellie amou, como o motorzinho fica no fundo não faz barulho, e não espirra água. Dá até para colocar no quarto se quiser. :D

Outra coisa que é bem fácil de fazer em casa, assim fica mais barato e com a sua cara, é um mega arranhador. A maioria custa a partir de 250,00, de um bom tamanho, e normalmente são de umas cores esdrúxulas. Compramos uma estante dessas bem baratinhas em loja de material de construção e revestimos tudo nós mesmos. A parte do sisal foi mais chatinha e ficou a cargo das mãos fortes e destreza do noivo, admito. Mas eu cuidei da pelúcia! Hehehehehhe
Ficou bonita, combina com a nossa sala, e ainda está servindo de cantinho da cama dela. Tudo saiu menos de R$150,00. É só usar a imaginação! :D



Outra coisa que não falta em casa é a graminha de gato. Vende a misturinha de sementes pronta em pet shop e aquilo cresce em qualquer lugar com luz e um pouco de ar. Em casa fica na pia do meu banheiro, num pirex quadrado pequeno, e ela come um pouquinho todo dia. É bom para o estômago e eles adoram!





Nenhum comentário:

Postar um comentário