terça-feira, 4 de agosto de 2015

Experiência X Humildade

Eu sei uma porrada de coisas. Sou culta e inteligente. Mas tenho certeza que não sei mais coisas do que sei, e essa é a afirmação mais importante da minha vida.
De tempos em tempos, nos deparamos com pessoas que passaram por diversas experiências, que acreditam que descobriram verdades incríveis, que desvendaram mistérios. O problema é quando elas afirmam isso o tempo todo.
Eu já tive problemas com minhas opiniões fortes. Sou obstinada e cabeça-dura. Quando cismo que estou certa, é bem difícil me convencer do contrário. O exercício que me proponho, cada vez mais, é tentar reduzir as vezes em que "tenho certeza". Por mais doído que seja, admitir que eu posso estar errada é o melhor caminho para aprender cada vez mais.
E acho que essa atitude falta a muita gente. Imaginar que, sim, você pode estar errado. Imaginar que mesmo que não esteja, sempre existe algo de novo a aprender. E entender sempre, e acima de tudo, que suas experiências servem apenas para você. Ouvi Marilu Beer falar isso uma vez e virou um mantra na minha vida. Muita gente fica enfiando conselho goela abaixo nos outros porque acha que já viveu algo parecido e sabe o que fazer. Sabe. Se acontecer novamente com você mesmo. Mas sua solução pode não servir em absoluto para outra pessoa. Que é diferente de você. Todo mundo é diferente de todo mundo.
Compartilhar experiências é ótimo, e pode ajudar muita gente próxima. Suas "dicas" podem trazer ideias novas, auxiliar na solução de problemas, ser uma luz mesmo. Mas fique na sugestão. Pratique essa humildade. Ela é libertadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário