quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Maniqueísmo e legado

E os meus insights facebookianos continuam! Hehehehehe. Se ficar chato, me avisem.

Mas é que eu estava lendo hoje as repercussões sobre uma coluna do Globo que gerou mega polêmica (não vou falar sobre o caso, minha opinião é só minha) e comecei a reparar em outro fenômeno que o acesso à informação está nos infligindo: o maniqueísmo de opiniões.
Antes isso era bem comum e a gente atribuía à falta de informação e até mesmo ao fato de que, muita gente, vivia vidas muito dogmáticas e, na maioria das religiões uma das bases mais fortes é esse maniqueísmo. O cara então formava a opinião dele e era isso mesmo. E qualquer discussão, se não acabava em porrada, acabava em "você pensa assim e eu não". Pronto. Não tinha Google no celular para "provar" quem está certo, ou errado.
Hoje, como eu já disse uma vez, ao invés das pessoas usarem toda essa informação para se instruir antes de tecer opiniões super maniqueístas, elas selecionam o pouco que lhes interessa e tomam "partido", sem trocadilho, gente. Partido no sentido puro da palavra, não no político. E passam a defender sua "verdade" com unhas e dentes. E, eu já disse isso aqui também, como não convencem ninguém, vão cada vez mais ferozmente batendo na mesma tecla, sem considerar o outro lado nem dar chance a ele.
E pior, muitas vezes nem embasar sua própria opinião direito as pessoas conseguem. Está se criando uma cultura da teimosia pela teimosia, e até eu que sou taurina não estou achando a menor graça. É infantil e não tem utilidade.

Os Titãs já disseram muito bem na música "Provas de Amor", mas o conceito se aplica a tudo. Se você ama alguém mas não diz isso a ela e não demonstra de forma alguma, essa pessoa jamais saberá como você se sente e o amor, para ela, não vai existir. No caso das opiniões inflamadas (e só estou falando disso aqui porque são públicas, falo exclusivamente do que é trazido ao conhecimento de todos, seja em sites ou redes sociais, e só nesses casos que sinto falta de alguma coerência. Já a sua opinião é sua, e se você não me conta, para mim ela não existe e eu não vou falar nela. Há!), essas opiniões fazerem todo o sentido do mundo só na cabeça de quem se manifesta não ajuda muito causa nenhuma. Já que vamos ser enfáticos, vamos ser embasados, também, porque não? Afinal o objetivo, meio utópico, eu sei, mas vá lá, não é convencer as pessoas?

Então se livra do rótulo, se livra da tentação de fazer todo mundo só "ficar sabendo" o que você pensa disso ou daquilo, e construa um argumento. Argumentos bem colocados podem sim, mudar algumas opiniões. Mas não tenha muitas esperanças, os teimosos sabem que estão certos e, provavelmente, nem vão ler o que você escreveu. Paciência.

Só que vai que daqui uns 150 anos um grupo de jovens encontre seus textos e achem eles "geniais"? Porque, enquanto a tecnologia como conhecemos hoje sobreviver, cada pessoa que escreveu cada palavra na internet já é um autor e essas palavras serão seu legado.

E durma-se com um barulho desses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário