sábado, 20 de dezembro de 2014

Cada vez mais chato...

Minha amiga Nailim postou um texto esses dias que eu achei ótimo, "7 maneiras de ser insuportável no Facebook. E o moço não tá muito errado não, sabe? É longo, mas vale a pena ler. Aqui coloquei só os tópicos que ele desenvolve, para vocês terem uma ideia:

1) O Exibido
Que eu chamo de Facelies, só coisa boa acontece com todo mundo, menos comigo, né não?
2) O gancho misterioso
Suspense é bom para a TV ou cinema. Se for piada interna manda por SMS.
3) A atualização de status literal
O oposto do Facelies. E eu lá quero saber que suco você tomou hoje de manhã?
4) A mensagem privada inexplicavelmente pública
Manda por SMS.
5) O discurso de aceitação do Oscar vindo do nada
Está grato(a)? Vá até a igreja mais próxima...
6) A opinião óbvia demais
AKA óbvio ululante.
7) Um passo em direção à luz
Filosofia de para-choque de caminhão, com cara de autoajuda, disfarçado de momento de iluminação. Arre!

E, caso você esteja pensando que não pode piorar, piora... A câmera digital trouxe muita coisa boa para a nossa vida. Mais liberdade, mais praticidade, certeza de que a foto ficou boa (ou do jeito que você queria, anyway...). Mas trouxe também um milhão de fotos tiradas por evento!!! O que também é uma coisa boa, ou ninguém reparou que a gente se livrou de ter que ver álbum de férias, formatura, casamento, aniversário do neném? Reparou não? Uma das coisas mais chatas que aconteciam há 20 anos atrás não rola mais... "Tá no Face? Dou uma olhada lá", e não vê nunca!!! Até o álbum alheio virou opção pessoal. Lindo!

O Facebook então inventa o que eu vou chamar de trubiscos, para obrigar a gente a ficar vendo foto que não quer, com comentários que provavelmente não interessam... Já viram a novidade? "Meu ano", "nossa amizade" e sei lá mais o que... A preguiça de selecionar entre um milhão de fotos para mostrar para os outros foi resolvida! O robozinho escolhe, e você só posta, para desespero de amigos e parentes que vão ser obrigados a ver esse "álbum".

É... tá fácil não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário