terça-feira, 3 de maio de 2011

Preguiça adquirida?

Por que será que o povo hoje parece tão incapaz de protestar? O que será que aconteceu com a minha geração, e outras anteriores e posteriores, que a tudo assistem e não fazem coisa nenhuma? Eu estava lendo agora sobre uma CPI que, apesar de ser mais do que necessária, foi abandonada pela política de boa vizinhança entre a prefeitura e a câmara de vereadores de Curitiba. Mas essas coisas não acontecem só aqui. O país inteiro assiste, todos os dias, o nível de desrespeito com o qual o povo brasileiro é tratado. E por quê a gente não faz nada?
Eu, pessoalmente, admito que não sei o que fazer. Já pratiquei a alienação e continuo acreditando que a ignorância é uma bênção, mas não consigo mais. E, sinceramente, verdadeiramente, não sei o que fazer. Campanhas virais da internet, por e-mail ou do tipo causes do Facebook, me parecem todas grandes engodos para que cada vez mais empresas nos encontrem. Se funcionasse funcionava, simples assim.
Me sinto acomodada e incompetente. É ótimo ouvir o Boechat todo dia de manhã espinafrando esse tipo de coisa e perguntando aos filhos desses políticos se eles não têm vergonha dos pais. Mas Boechat não vai fazer nada sozinho, e não é jornalista bufando que vai resolver o problema. Eu que também sou jornalista sei como é importante, mas não resolve. Até porque Requião tirou o gravador de um jornalista ainda na semana passada. Vai que vira moda?
Aí a sensação é que não faço nada porque não quero. Que eu estudei tudo que eu estudei para constatar que é tudo um horror mesmo e ficar reclamando, com critério, claro! Mas ninguém faz nada, as figuras públicas e formadores de opinião, que com muito menos recursos há décadas atrás levantavam as pessoas e apoiavam movimentos que valiam a pena, hoje só vão para a TV pedir doações. Ninguém mais é engajado.
Talvez a culpa não seja toda minha, no final das contas. Vai ver está bom para todo mundo e eu que não percebo. Quem sabe não estou sofrendo de paranoia? :P

“Master of puppets i'm pulling your strings
Twisting your mind and smashing your dreams”

Nenhum comentário:

Postar um comentário