sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Comida inútil!

Hoje fui experimentar um restaurante novo. Coxa e sobrecoxa de frango assado com purê de batatas, cenoura e vagem cozidas. Parece muito leve e saudável, não parece?
Enquanto eu comia aquela quantidade enorme de comida, afinal empratado tem que satisfazer todo mundo, fiquei pensando o quão inútil aquela refeição seria para o meu corpo. Não que fosse uma combinação ruim, podia ser bem pior, um prato cheio de fritura e coisas industrializadas, mas cheguei a um ponto da minha dieta que metade proteína, metade carboidrato já não me satisfaz. E olha que vou ficar cheia por horas!!! Empratado é a pior opção para mulheres que estão aprendendo a comer pouco.

Aqui, um parênteses: não estou pregando nenhum tipo de regime, nem virei guru da saúde, longe de mim. Até pouco tempo atrás eu fumava que nem uma chaminé, eu adoro uma birita e fazer exercício para mim é sentença, nem necessidade é mais. O que estou escrevendo é uma experiência pessoal. (Ah, e eu continuo gordinha, não se iluda).

Aprendi que, quanto mais "femininas" as porções, mais o organismo se ajusta a comer pouco. Voltei a comer em restaurantes por quilo e eu não podia estar mais feliz! Meu prato é 1/3 fruta, 1/3 salada e 1/3 carboidrato + proteína. Todo dia. Quanto mais eu como assim, mais me parece maluquice comer meio quilo de batata com frango.
E o restaurante por quilo ainda dá uma gelatina de cortesia. "Mas gelatina não é sobremesa!". Não é. Mas tem aquele colágeno maravilhoso que faz um bem danado para a pele e se você é como eu e tem preguiça de ter gelatina em casa todo dia, é uma mão na roda, vai.
Aliás, para quem consegue se controlar, o buffet é incrível porque você tem uma variedade enorme, coisa bem difícil de conseguir em casa. E pode comer coisinhas diferentes todos os dias sem se preocupar em organizar o menu da semana, ou com a verdura estragando na geladeira.
Meu pai sempre falava para olhar para as opções de comida, excluir a gula simples e ver o que "apetece". Normalmente é isso que o corpo precisa. Tive uma longa fase de não comer feijão, porque eu tinha enjoado. Mas era só eu entrar na TPM que dava uma vontade incontrolável de feijão. Eu ia perder muito sangue na menstruação e o corpo já estava pedindo o ferro. Que tal?
Eu disse lá em cima que continuo gordinha, e continuo mesmo. Mas voltar a ter uma rotina de alimentação já está me emagrecendo, aos poucos, bem devagarinho. O que é ótimo, porque aí é mais fácil de manter. Pequenas quantidades, de coisas saudáveis, o tempo todo, dá uma sensação de que você não para de comer nunca e ainda emagrece! Não é perfeito? Já o frango com purê tá me matando de sono nesse momento, e eu só vou sentir fome de novo no natal!!!

Quando meu calo aperta, tomo remédio sim, com o acompanhamento da médica. Mas quase sempre percebo que o efeito é muito mais psicológico que físico e largo logo. Desta vez, usei a sibutramina por dois meses. Mas já parei. E continuo emagrecendo. Sempre tive pavor de dietas radicais, nunca fiz nenhuma. E essa Dukan já me deu nos bagos. Só funciona porque retira todo açúcar e gordura da dieta de uma vez. Aí, qualquer um emagrece. Só que sobrecarrega o organismo de tantas formas que eu nem vou falar nada. E 90% das pessoas que fazem a dieta ainda fazem errado. Pega o treco ruim e piora. Acho maluquice...

O resultado da minha "dieta" é que todos os meus índices sempre estão ok (colesterol, açúcar, gordura etc), e meu emagrecimento é lento e constante. Toda vez que eu engordo é porque eu exagerei no que não devia, e a palavra é exagerar mesmo porque eu não passo vontade, a diferença é que minhas vontades não incluem mega doces, fast food, fritura ou tranqueira industrializada há mais de 10 anos. Meu barato é um chocolate amargo, um pedaço de bolo de frutas, sorvete de morango, limão, maracujá, qualquer coisa que tenha banana ou café. Mas eu não consigo comer uma colher inteira de nutella nem que eu queira muito. Não porque é ruim, mas meu corpo não aguenta mais tanto açúcar de uma vez só. E bombom da caixa de variedades da Nestlé então? Dói o dente na primeira mordida que eu dou e arde a garganta. Isso é açúcar, minha gente!

Outra coisa complexa é comer à noite. Comer de verdade à noite e ir dormir é um veneno para o corpo. Antes dos 20 anos eu passei por duas cirurgias e os remédios me deixaram com gastrite. Meu estômago estragou para sempre e eu nunca ajudei muito. Com o cigarro e bebida, eu cultivei um refluxo de estimação que eu tenho até hoje. Comer legal ajuda muito, mas comer à noite é fatal para mim. Mais por conta do estômago do que medo de engordar eu como pouco à noite e paro muito antes de ir deitar. Todo mundo que não tem o hábito do café da manhã (que é mega importante) devia tentar. Você dorme melhor e acorda comendo canto de parede! Aí não tem jeito, tem que tomar o desjejum (porque se eu escrever tomar café muita gente vai achar que é o cafezinho preto. Né não! Tô falando de comer de verdade!).

As recomendações para consumo de frutas e verduras por dia são meio insanas, mas muita coisa pode ajudar. Bate um suco verde e pimba! No meu já tem duas frutas (limão e maçã), uma verdura (couve) e gengibre que é bom para tudo (e suco verde não emagrece não, eu tomo porque a couve ajuda com o estômago). Aí eu como uma banana. Aí no almoço são mais uns três ou quatro tipos de frutas, três ou quatro de verduras e legumes e já tá muito acima do que eu conseguia quando tava comendo em casa todo dia. Só coisa boa... Só comidinha útil!

Porque passar um dia inteiro sem uma fruta, uma folha ou um leguminho é um tremendo desserviço para o organismo. Mas confiar toda sua "nutrição" no pratinho de alface com tomate que vem antes do meio quilo de frango com batata também não pode. Aquilo só serve para matar a sede, e olhe lá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário