quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Iluminado

Esses dias me deu uma vontade de rever a adaptação do Iluminado do Stephen King, que ele produziu em 1997, e eu encontrei para ver online aqui. Quando foi transmitido, foi em formato de minissérie, são três episódios de 1h30, mais ou menos, então é bem longo. A gente alugava em VHS e sentava para assistir de uma vez mais de 4 horas de Iluminado!!!
Mas é porque vale a pena. Sei bem do amor que uma galera tem pela versão do Kubrick, mas infelizmente ela é péssima no que diz respeito à adaptação do livro. Sem contar que "O Iluminado" é sobre um menino extremamente sensitivo e os problemas com o pai alcoólatra. Em resumo, é isso. Todo o terror vem dessa combinação num lugar "assombrado" que é o Hotel Overlook.
Na versão do Kubrick o problema de Jack com a bebida passa quase despercebido e muito da história é distorcido para criar um filme de terror no sentido tradicional. Já a versão de 1997 nos envolve no suspense e me dá pesadelos toda vez que eu assisto. Acho que se você não viu, vale muito a pena. (Para quem não fala inglês, tem o filme completo no youtube dublado).

King é muito visual na maneira como escreve, e quando é bem adaptado para o cinema, o resultado é quase sempre bem interessante. Dois outros exemplos são "Um Sonho de Liberdade", mesmo com Morgan Freeman como o ruivo (?!?!) Red, e "À Espera de um Milagre", um filme lindo e muitíssimo fiel ao espírito da obra escrita. Aliás, eu acho Stephen King ótimo como autor de terror e suspense. Mas acho ele brilhante quando escreve fora do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário