quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Dieta? Opa!

Falei outro dia sobre comida, mas não falei o que penso sobre uma boa reeducação alimentar. Aí hoje postaram uma daquelas mensagens engraçadinhas que dizia: "não confio em gente que faz dieta. Se é capaz disso é capaz de coisa muito pior". E comecei a pensar nos desserviços que fazemos a nós mesmas. Sim, mesmas, porque homem não está nem aí para essas coisas.
Depois do advento das cirurgias de estômago, todas as versões, a relação das mulheres com o regime (como a gente chamava antigamente) mudou muito. De um lado temos a turma saúde, saúde, saúde, mas que muitas vezes não pratica o que prega e, ou exagera, ou inclui química na composição. Do outro lado o pessoal do resultado rápido e fácil. Remédio ou cirurgia, porque regime não é possível, demora muito e eu não tenho tempo de malhar ou comer direito. Essa é a mesma turma que, antigamente, tomava anfetamina ou passava um mês comendo abacaxi. Hoje é bariátrica e Dukan.

E eu me vejo numa dificuldade imensa em convencer qualquer uma, e é qualquer uma mesmo, em qualquer nível de "tô gorda", de que é possível sim comer super bem, sem passar fome, ficar bem e emagrecer. Tenho uma amiga que sempre diz "não dá para comer doce nenhum e emagrecer!". Dá. Só que é um pedaço do chocolate. Uma vez na semana. Não uma caixa todo dia, percebe?

O que eu sempre digo é que o "sofrimento" dura três meses, se tanto. Qualquer uma que suportar os primeiros três meses, reorganiza o corpo e acostuma. Quando eu me ajeitei a primeira vez eu comia, facilmente, mais de 3000 calorias de porcaria todo dia. Porcaria nível McDonalds, que eu já não como há mais de 15 anos.
Não tive acompanhamento médico, mas o que eu fiz foi sair disso para pratos de salada com salmão, de repente. Foi complexo. Meu cabelo caía, eu esquecia as coisas e vivia com fome. Mas foi o choque que meu corpo precisava porque até então meu metabolismo era uma lesma, manca e empacada. A partir daí, tudo foi melhorando devagar, eu perdi 20 quilos em um ano e fiquei ótima. Até hoje, a hora que eu resolvo emagrecer é só voltar a comer direito, acontece naturalmente.

Lindo? Fácil? Milagre? Não. Mudança de atitude. Assumir a responsabilidade pela sua gula e esganação e pelo seu próprio peso. Pela auto indulgência (hoje pode). Pelos quilos que já aparecem na balança depois daquela festa de criança (precisa comer todos os salgados e doces? Então assume que matou as vontades e corre atrás do prejuízo). Pela clássica preguiça. Eu não faço comida em casa para trazer pro trabalho, nunca fiz. Mas quando eu comecei a comer bem era bem mais difícil achar opções na rua. Hoje tá bolinho... ;).

Ajuda muito se livrar ao máximo da comida industrializada. Cada uma dessas que eu corto, é mais uma que não consigo mais comer. O sinal é a azia, e aquela digestão travada. Comida pronta congelada, miojo, qualquer coisa de saquinho, molho pronto, tempero pronto, até suco de caixa não rola mais. Massas brancas, são pesadas, as integrais descem bem melhor. Fermento novo. sabe pão quente? É uma delícia, mas um veneno pro estômago. Infelizmente, o pão de ontem reaquecido é muito mais leve. Até a pizza que eu peço hoje é com massa fina e bem passada. Fica crocantinha. Tem gente que não gosta, mas se você provar, vai ver que é a pizza mais leve que você comeu na vida, e ao invés de dois pedaços de massa pura, vai conseguir comer três de puro recheio. Melhor, vai?

Eu gosto muito de vinho e como de tudo, e quem me conhece sabe que passo mais tempo acima do peso do que abaixo. Mas a principal coisa que eu aprendi quando comecei a comer direito é que é minha responsabilidade. Eu que aboli as desculpas e tomei controle de mim. Há quem tenha problemas médicos, ou psicológicos. Procure ajuda e elimine esses problemas. Passar a vida reclamando que não emagrece porque meu metabolismo é diferente, sem nunca ter ido ao médico também é papinho.

E eu encerro com uma frase que eu digo para todo mundo (e ninguém acredita também). Dieta que presta é aquela que você consegue seguir a vida toda. Sua dieta. Seu modo de comer. Sempre.
Se você come mal, essa é a SUA dieta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário