quinta-feira, 23 de outubro de 2014

E os haitianos?

Novo assunto top nos Facebooks curitibanos, a imigração haitiana para a cidade está dividindo opiniões e mostrando um lado feio e racista de seus moradores. Sinto dizer que este lado sempre esteve lá.
Não sou curitibana, sou nascida e criada na capital de São Paulo, a maior babel da América Latina. Escolhi Curitiba para viver porque gosto de muita coisa por aqui e, em seis anos que vivo nessa cidade, fiz bons amigos nativos.
Mas antes de vir para cá, toda vez que eu anunciava a mudança, as pessoas se mostravam receosas de que eu não pudesse ser bem recebida. Meu pai ainda era vivo e sempre retrucava "ela é polaca Mikowski, não vai ter esse problema". Não é muito louco? O lado polonês da minha família é da capital paranaense, mas morávamos todos em São Paulo há muitos anos. Mesmo assim, tanto meu pai como minha avó eram bem familiarizados com o "clima curitibano".
Curitiba ainda é muito provinciana, em vários sentidos. Não foi difícil a adaptação à rotina para mim por diversos motivos, me lembra muito São Paulo quando eu era criança. Hábitos e costumes de cidade pequena para média, que já não é nem uma coisa nem outra. Mas para quem vem de fora, é a aceitação pelas pessoas que demora a acontecer.
Uma amiga minha daqui gosta de fazer uma brincadeira que tem muito mais do que um fundo de verdade. Ela diz que para cada amigo novo, tem que eliminar um antigo. "Só tem espaço para cinco amigos por vez", ela ironiza. Foi uma das coisas mais verdadeiras que um curitibano me disse nestes quase sete anos que estou aqui.
E estou falando de pessoas iguais, sou tão parecida com essa amiga que viviam nos perguntando se éramos irmãs. Pretérito, que eu já fui substituída no clube dos cinco... Rs.
É cultural ao curitibano não aceitar o que vem de fora, mesmo quando o estranho é igualzinho a ele. Imagina o estranho diferente?

Não é um fenômeno bonito. Pode descambar rapidinho para variações do nazismo porque se você der uma olhada em alguns argumentos, só falta mesmo a "superioridade branca", os outros indícios estão todos lá. Dizer que a cidade vai deixar de funcionar direito ou ficar suja e desorganizada por causa dos imigrantes é pura ignorância. Se ensina pelo exemplo e todo mundo é capaz de aprender. Até porque, se a pessoa se sente bem recebida tem orgulho do lugar que mora e vai fazer de tudo para mantê-lo no seu melhor. Que tal?

Falei sobre preconceito cruzado em outro post e continuo pensando do mesmo jeito. Não sou racista e fico danada quando vêem uma em mim só porque eu sou loira e desbocada. Mas se os haitianos ou qualquer outro povo que venha parar por aqui se sentir um pouco - ou muito - incomodado, infelizmente desta vez eles vão ter razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário